quinta-feira, 24 de março de 2011

Feng Shui e a aplicação do Baguá



A pratica milenar da civilização oriental e muitas experiências ocidentais mostram que o FENG SHUI, aplicado na arquitetura, provoca mudanças significativas no cotidiano das pessoas que ali moram ou trabalham, trazendo-lhes melhor qualidade de vida pessoal, familiar, harmonia, prosperidade, felicidade, saúde e paz.

O Ba-guá é um mapa de forma octogonal, que indica as diversas formas que a energia Ch’i se manifesta em uma determinada posição do ambiente, terreno ou imóvel para a identificação dos diversos tipos de energias a serem manipuladas. A manipulação se dará na Espiritualidade, Carreira, Proteção, Criatividade, Relacionamentos, Sucesso, Saúde, Prosperidade e Família daqueles que ali vivem.


Sempre se entra na casa pelo lado esquerdo que é a Espiritualidade, ou pelo centro que é a Carreira, ou pelo lado direito que é o canto dos amigos. Aplica-se o Ba-guá na porta de entrada do ambiente, casa ou empresa, e a posição é olhar para dentro da casa, cômodo ou local. Avaliando as inúmeras formas de energia que influem nas diversas áreas do local, aplica-se o Ba-guá.

TRABALHO
  • Alinhada com a parede onde se localiza a porta principal.
  • Trigrama Kan, elemento Água, cores: Azul, Índigo e Preto. As cores e o elemento quando usados nessa área, dá equilibro e ativa a carreira e profissão.
  • Representa a carreira profissional e o dia-a-dia, o modo como realizamos as coisas, a transformação da matéria, o movimento, o objetivo, a missão de vida, o destino, o trabalho sobre a própria essência.
SUCESSO
  • Está no oposto à porta principal
  • Trigrama Li, elemento Fogo, cores: Vermelho e Dourado. As cores e o elemento quando usados nessa área, dá equilibro e ativa o sucesso, a reputação, a imagem social, a evidência.
  • Este setor representa você em relação ao meio social, é a realização pessoal no mundo, perante a comunidade. Numa espiral maior expressa a realização do Ser no mundo. O sucesso está no oposto da porta de entrada.
AMIGOS
  • Está à direita da porta principal.
  • Trigrama Chien, elemento Metal, cores: Branco, Cinza e Preto. As cores e o elemento quando usados nessa área, dá equilibro e proporciona harmonia com os amigos, para receber apoios e conseguir aliados em seus projetos, além de ativar as novas amizades.
  • A amizade envolve, além daqueles que nos são queridos e próximos, as pessoas que podem influenciar o nosso desenvolvimento pessoal. Está à direita da porta de entrada.
CRIATIVIDADE
  • À direita da porta principal.
  • Trigrama Tui, elemento Metal, cor: Branco. A cor e o elemento quando usados nessa área, dá equilibro e ativa a criatividade além de favorecer e proteger os filhos.
  • A criatividade é um estado de graça, de abertura e receptividade para com a inspiração do céu que desenvolve as formas na terra. As crianças são a imagem deste setor, evocando o sorriso e a graça da inocência natural perante à vida que propicia as boas idéias e o bem pensar.
RELACIONAMENTOS
  • Está ao lado direito do sucesso.
  • Trigrama Kun, elemento Terra, cores: Vermelho, Rosa e Branco. As cores e o elemento quando usados nessa área, dá equilibro, harmoniza e protege os relacionamentos. O vermelho nessa área ativa e protega a energia sexual do casal. O Rosa protege ou propicia novos relacionamentos afetivos.
  • Relacionar-se é em síntese a nossa capacidade em dar e receber, é troca, doação e receptividade. Esta área trata da relação com o outro, seja amorosa, profissional ou pessoal.
ESPIRITUALIDADE
  • À esquerda da porta principal.
  • Trigrama Ken, elemento Terra, cores: Preto, Verde, Azul e Violeta. As cores e o elemento quando usados nessa área, dá equilibro e ativa a espiritualidade, o entendimento, a fé e esperança.
  • Este setor representa a essência das coisas e a motivação interior pela qual nos movimentamos pela vida. Está ligada ao desenvolvimento mental, emocional e espiritual, ao auto-conhecimento e à estima.
FAMÍLIA
  • À esquerda a porta principal.
  • Trigrama Chien, elemento Madeira, cor: Verde. A cor e o elemento quando usados nessa área, dá equilibrio e dá saúde e harmonia à família.
  • Da família recebemos nossa primeira estrutura psicológica e características genéticas, esta área diz respeito à saúde e ao renascimento da vitalidade a cada primavera, da capacidade de nos superar e refazer a cada momento.
PROSPERIDADE
  • À esquerda do sucesso.
  • Trigrama Sun, elemento Água, cores: Azul, Violeta e Vermelho. A cor e o elemento quando usados nessa área, dá equilibro e ativa a prosperidade.
  • Esta área esta relacionada a abundância. Prosperar é crescer, desenvolver-se em todos os aspectos da vida: conhecimento, saúde, dinheiro, amor. Envolve principalmente o aspecto espiritual, que nos ensina como fazer bom uso do que recebemos.
A cozinha é considerada o núcleo da casa. É ali que se prepara o alimento, que é sinônimo de vida. É na cozinha que habita o fogo transformador, o mesmo fogo que iluminou o alvorecer da civilização humana, e que simbolicamente pode ser visto como a chama da vida.

Muito pode ser feito para dinamizar a sua cozinha, mas o mais importante é transformá-la numa área nobre da casa, mantendo-a limpa, arrumada, livre de cheiros desagradáveis, livre de objetos que lhe sejam estranhos, em bom estado de conservação, com todos os seus instrumentos funcionando e obedecendo as orientações do Feng Shui.

No Feng Shui há uma regra inflexível: Todo lixo deve ser mantido longe do fogão e da cozinha. Lixo representa a morte e a cozinha a fábrica da vida.


Pode-se colocar a figura do Ba-guá para proteção do ambiente sobre a porta de entrada, do lado de fora. Em igual posição na porta do banheiro evita-se que a energia que envolve o dinheiro vá pelo fluxo energético do esgoto, como também em paredes de quartos que possuam encanamentos inibindo energias negativas sobre as pessoas, e assim outras situações inúmeras. O banheiro, embora seja usado constantemente, é um ambiente que retém energias negativas. Um modo de minimizá-las é deixar sempre fechada à porta do banheiro e tampa do vaso sanitário.


Outras energias que podem ser movimentadas são aquelas estagnadas, que se impregnam em objetos inúteis ou em desuso. Um modo de livrar-se delas, é retirando esses objetos e doando para outros. Aparelhos eletrônicos com defeito, relógios parados, roupas e sapatos que não se usa por muitos anos, que devem ser retirados do ambiente.

Feng Shui é acima de tudo uma organização do ambiente para que as energias possam fluir sem encontrar obstáculos. As energias estagnadas, que não fluem, revertem-se em energias negativas que se manifestam em doenças e fracassos das pessoas, empresas, imóveis, ambientes, cidades, países, etc.

As cidades e países podem harmonizar a energia através de portos, aeroportos e estradas que são os acessos ao local, e utilizar o baguá para posicionamento do governo, das áreas de lazer, indústrias e comércios, etc.

Indústrias, comércios, profissionais liberais e empresas em geral, conseguem maior visualização, sucesso e prosperidade utilizando as cores e elementos em suas fachadas e adequadas ao seu negócio, como também harmonizando os ambientes de acordo com o Baguá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores