terça-feira, 21 de agosto de 2012

Harmonização de banheiros




Uma das questões que desperta preocupação para aqueles que querem aplicar as técnicas do Feng Shui é a posição do banheiro nos Guás. Isso é justificável, pois o banheiro é exatamente um local de dispersão das águas que se esvaem por canos e descargas. De acordo com a técnica chinesa do Feng Shui, a água é um fluxo de abundância e vitalidade, portanto sua evasão é sinônimo de perda de energia. Pode-se usar apenas um dos ítens do Guá ou combiná-los para obter um melhor resultado. 

A Água está ligada à emoção e ao dinheiro, portanto infiltrações e vazamentos provenientes do banheiro estão relacionados às dificuldades financeiras, à instabilidade emocional, crises e problemas, por isso devem ser solucionados rapidamente. As suítes merecem atenção especial, pois muitas vezes a porta do banheiro sai diretamente no quarto de dormir. Para evitar a troca indesejável de energia entre os dois ambientes, pode-se colocar um cristal multifacetado no batente entre o quarto e o banheiro.


Banheiro no Guá do trabalho, Carreira e Responsabilidade: Elemento Água, cores preto e azul marinho ou escuro, formas sinuosas e irregulares, objetos em pedra ornamental turmalina negra. Se o banheiro estiver localizado no setor do Trabalho, use as cores, objetos, formas e a pedra recomendadas para esse Guá ou temas relacionados ao mar, espelhos e luzes, dando preferência a objetos de forma sinuosa sem pontas, que propiciam o fluxo de energia sem impedimentos. Sendo a água abundante no banheiro, não há incompatibilidade de elementos.


Banheiro no Guá da Espiritualidade, Conhecimento e Sabedoria: Elemento Terra, cores lilás, azul, formas quadradas, objetos em pedra ornamental lápis lazuli. Se o banheiro estiver localizado no setor da Espiritualidade, use vasos de plantas com terra, vasos e esculturas de pedra, de cerâmica ou de argila, objetos quadrados, a pedra ou as cores lilás e azul. Já que o banheiro não é apropriado para imagens sagradas e livros, substitua por focos de luz que são símbolos de iluminação espiritual. Tendo a terra afinidade energética com a água, não há incompatibilidade. 
 

Banheiro no Guá da Criatividade, Filhos e Alegria: Elemento Metal, cores pastéis e branco, formas circulares, objetos em pedra ornamental branca ou translúcida. Se o banheiro estiver localizado no setor da Criatividade e dos Filhos, use as cores branco e tons pastéis, objetos e quadros em formas circulares além de objetos de metal, plantas de folhas arredondadas e flores brancas. As cores e objetos que representam o Metal usados nesse setor ativa a criatividade além de favorecer e proteger os filhos. Elementos que remetem às crianças evocando o sorriso e a graça da inocência natural perante à vida, propicia as boas idéias e o bem pensar. Os aspectos lúdicos, artísticos, objetos de artesanato e brinquedos exaltam a criatividade e alegria. 


Banheiro no Guá dos Amigos, Viagens e Aliados: Elemento Metal, cor cinza e branco,  formas circulares e redondas, objetos em pedra ornamental branca ou translúcida. Se o banheiro estiver localizado no setor dos Amigos e Aliados, use quadros, objetos, tapetes, paredes ou louças nas cores cinza ou branco e objetos em formas circulares e redondas. Prefira objetos de metal e espelhos que também ativam boas energias. Uma boa dica é juntar dentro de um vidro de boca larga as lembrancinhas de viagens ou pequenos presentes dos amigos para decorar o banheiro.
 

Banheiro no Guá da Família e antepassados (Cuidado): Elemento Madeira, cor verde, formas retangulares e objetos em pedra ornamental amazonita. Se o banheiro estiver localizado no setor da Família, use arbustos como o bambu-mossô, árvore da felicidade, detalhes florais, objetos feitos de madeira em formas retangulares ou a cor verde. Deve-se ativar esse setor com as cores e formas, pois o banheiro no Guá da família pode trazer separações, doenças e tristezas na família. No Feng Shui a água beneficia a madeira, por isso não há incompatibilidade de elementos.


Banheiro no Guá dos Relacionamentos e Parcerias (Cuidado): Elemento Terra, cores em tons de rosa e vermelho, formas quadradas e objetos em pedra ornamental quartzo rosa. O Guá dos relacionamentos, busca harmonia nas parcerias comerciais ou afetivas sendo representado pela união de objetos em pares e aos objetos que representam o amor e as ligações harmoniosas. Se o banheiro estiver localizado no setor dos Relacionamentos, pode haver desgaste nos relacionamentos e separações. Por isso, use quadros, objetos, tapetes, toalhas de banho nas cores rosa e vermelho. Ative essa área com objetos quadrados, sempre aos pares. Plantas naturais em vasos com terra equilibram os elementos: Terra/Água.


Banheiro no Guá da Prosperidade e Riqueza (Cuidado): Elemento Madeira, cores lilás, púrpura, roxo e violeta, formas quadradas e retângulares, objetos em pedra ornamental malaquita. Se o banheiro estiver localizado no setor da Prosperidade, use quadros ou esculturas que dão ideia de abundância, objetos em formas quadradas e retângulares, usando as cores lilás, púrpura, roxo e violeta. As cores e objetos usados nessa área, dá equilibro e ativa a prosperidade. Mas é preciso muito cuidado, pois a água que corre pelo banheiro pode significar perdas financeiras. Na técnica do Feng Shui usa-se um pequeno espelho no teto alinhado ao vaso sanitário e outro à pia que ajudam a segurar a energia que se esvai. O elemento terra também auxilia no controle da água, por isso, use objetos de cerâmica, argila, vasos com terra, esculturas de argila e pedras, flores naturais ou artificiais e bordados nas cores lilás ou violeta. 


Banheiro no Guá do Sucesso e Reconhecimento (Cuidado): Elemento Fogo, cor vermelha, formas triângulares e objetos em pedra ornamental ágata e granada. Se o banheiro estiver localizado no setor do Sucesso, use quadros, objetos, tapetes na cor vermelha e formas triângulares ou as pedras indicadas. O excesso de água do banheiro pode apagar o fogo, que é o elemento do setor, causando falta de reconhecimento, obscuridade e falta de expoência. Para evitar isso, coloque um pequeno espelho colado no teto na direção do vaso e da pia. Ative bastante com objetos na cor vermelha e em formato triangular. O sucesso se torna mais evidente quando a luz é favorecida, sendo difusa ou indireta.


Banheiro no Guá Saúde e Sorte (Cuidado): Elemento Terra, cores marrom, laranja e amarelo, forma quadrada ou retangular. Se o banheiro estiver localizado no centro da casa, use objetos, vasos e esculturas feitos de argila, cerâmica e materiais naturais relacionados ao elemento terra, além das cores indicadas, tapetes e quadros nas formas quadrada e retangular, quadros com gravuras de animais fortes e vibrantes, girassol e flores em tom amarelo, além de cristais, drusas e pedras ornamentais.
  
O Centro da casa é o lugar mais importante da casa, porque ele representa a saúde, sorte e estabilidade. Segundo o Feng shui, os banheiros não são favoráveis no centro da casa, pois é a partir do centro que são enviadas as energias para outras partes da casa e consequentemente para a vida dos seus moradores, podendo debilitar a saúde dos moradores. Uma forma de correção é colocar um pequeno espelho em cada uma das quatro paredes que também ajuda a manter as boas energias.


Um comentário:

  1. Surgiu uma dúvida! Pela primeira vez, vejo dizer que no guá dos relacionamentos o elemento é metal. Como assim!

    ResponderExcluir

Seguidores